Estimular a criatividade e flexibilidade mental

Estimular a criatividade e flexibilidade mental

Estimular a criatividade e flexibilidade mental envolve práticas como resolução de problemas, leitura e atividades que desafiem o pensamento habitual.

 

Há quem sinta uma sensação de aconchego em fazer todo dia tudo sempre igual. Acordar sempre no mesmo horário, ir para o trabalho, encontrar as mesmas pessoas, passar o dia num ambiente conhecido e voltar para casa à noite sabendo exatamente o que nos espera. 

Só que para muita gente, a mesmice é o pior dos castigos. A rotina divide opiniões – traz segurança, mas pode minar criatividade.

Quando imprevistos acontecem na nossa rotina, a preocupação e ansiedade são certas. Vem o medo de não conseguir concluir as tarefas do dia e atrasar os afazeres do restante da semana favorece erros e o mau humor, o qual, por sua vez, pode gerar desentendimentos maiores.

Já quando a rotina é quebrada intencionalmente para um determinado fim, não temos a sensação de perda de controle.

Afinal, o fazemos de forma planeada e condizente com as nossas necessidades. 

Da mesma forma que é importante seguir uma rotina, é importante quebrá-la ocasionalmente.

Criamos espaço para o novo quando modifica a maneira que faz as coisas. As mudanças não precisam ser extraordinárias, somente proporcionar aquela sensação agradável de contato com novidades já é de grande valia, por exemplo.

Porque é que é importante quebrar a rotina?

  • Estimula a criatividade: Ao entrar em contato com novas realidades, pessoas e ideais, você diversifica o seu repertório cultural e consegue ter ideias mais criativas.

  • Promove o bem-estar emocional: Viajar, fazer programas diferentes com os amigos, iniciar um curso e dedicar-se a um hobby também são formas de cuidar da saúde mental.

  • Incentiva a adaptação às mudanças: Quando fazemos algo bem diferente do que estamos acostumados, precisamos pensar mais do que o habitual para assimilar a nova situação e encontrar modos de adaptação.

  • Desenvolve a flexibilidade: À medida que as pessoas desenvolvem a sua capacidade de se adaptar às mudanças, elas se tornam mais flexíveis e conseguem lidar com várias situações.

  • Revigora: Ficar muito tempo pensando ou fazendo as mesmas coisas é cansativo. Uma quebra bem-vinda da rotina nos revigora para retornar ao trabalho, estudos ou demais obrigações com a mente afiada.

Sinais de que precisa de uma mudança na rotina

A mesmice do quotidiano é capaz de roubar a nossa alegria, disposição e bom humor. Quando se vive sempre a mesma coisa, não se espera nada novo. E, quando a oportunidade de fazer algo diferente surge, é provável que você não a aproveite por conta do seu estado emocional desfavorável.

Alguns indicativos de que precisa desesperadamente de uma alteração de rotina são:

  • Sentir-se exausto, drenado

Está sempre cansado, tanto física quanto emocionalmente. Mesmo após dormir o suficiente, sente que se arrasta pelos dias, sem energia.

  • Intolerante e irritadiço

A irritabilidade é um dos principais sinais de que você precisa sair da zona de conforto e ter novas experiências. Se se irrita facilmente com as pessoas e as situações, é provável que tenha dificuldade para se acalmar depois e acaba por provocar desentendimentos.

  • Pondera demasiado em desistir do caminho que percorre

O seu trabalho, relacionamentos e projetos pessoais não fazem mais sentido. Até quer ter hábitos melhores e ser uma pessoa mais produtiva, mas não consegue encontrar energia nem motivação para fazer isso. Pelo contrário, sente vontade de desistir de tudo.

  • Dificuldade em socializar

Assim como não tem vontade de fazer certas atividades, não tem vontade de encontrar pessoas queridas, como familiares e amigos.

Como quebrar a rotina e cuidar da saúde mental?

Quebrar a rotina pode ser muito difícil quando já se está acostumado. Quem tem apego a viver de uma maneira ordenada, costuma sofrer quando precisa fazer algo diferente do habitual.

Para suavizar esse processo, separamos 5 dicas:

  1. Mude a sua forma de pensar

Muitas pessoas consideram quebrar a rotina para fazer algo dedicado exclusivamente ao lazer e bem-estar como “perda de tempo”. Assim, essa mentalidade gera muita ansiedade, dado que as pessoas não conseguem se desligar das suas obrigações e estão sempre em busca da produtividade, negligenciando o autocuidado.

Antes de começar a quebrar a rotina e cuidar da sua saúde mental, reconsidere mudar o seu modo de ver esses momentos. Experimentar coisas novas, sem a lembrança das suas obrigações pairando sobre a sua cabeça o todo tempo, é muito importante.

  1. Procure o que não é familiar

O nosso cérebro tende a se agarrar ao que é familiar. Essa tendência não é apenas evidente ao que diz respeito ao cotidiano, mas também está presente em nossas relações sociais, hábitos e pensamentos.

Para quebrar esse padrão de buscar somente o que é familiar, faça coisas que você normalmente não faria. Você pode fazer um curso de idiomas ou de uma habilidade a qual nunca pensou desenvolver, conhecer um ambiente totalmente diferente dos quais você está acostumado ou aceitar um convite para uma atividade distinta.

  1. Inicie novos ciclos

As pessoas ficam mais motivadas quando têm a sensação de estarem iniciando um ciclo inédito nas suas vidas. Por isso, muitas escolhem começar a dieta, iniciar um curso ou mudar um hábito no início da semana, do mês ou do ano.

Para alguns indivíduos, essa técnica não dá certo porque a euforia inicial desaparece com o tempo, mas, para outros, é o pontapé inicial necessário para fazer algo completamente diferente da rotina. Sendo assim, você pode tentar seguir essa dica para ver se funciona para você.

  1. Não pense muito antes de tomar uma decisão

Pensar muito sobre a maneira ideal de quebrar a rotina pode impedir que você tome uma decisão. A tendência é desanimar ou pensar muito sobre o que pode acontecer, focando nos pontos negativos.

Antes de se aperceber, já está a sofrer por antecedência com uma realidade que não existe sequer. Escolha fazer alguma coisa diferente e siga com isso, sem pensar demasiadamente sobre as consequências dos seus atos.

Quando você estiver vivendo a situação, vai encontrar maneiras de lidar com ela, então não há por que criar um roteiro em sua mente. Ao fazer isso, você também aprimora suas habilidades de resolução de problemas e pensamento rápido.

  1. Faça pequenas mudanças

Quando você não tiver tempo para fazer mudanças drásticas, faça pequenas mudanças. 

Utilize um caminho diferente para chegar ao trabalho, modifique ligeiramente o seu estilo de se vestir, mude os alimentos que você consome no café da manhã ou almoço, chame um amigo com quem você não fala há muito tempo para sair, caminhe em uma parte desconhecida da cidade, entre outros.

As pequenas mudanças que podemos fazer para trazer um pouco mais de alegria para os nossos dias são muitas.

Share