Quando se chega a Portugal para morar, uma das burocracias que tem de resolver logo no início é abrir sua conta em um dos bancos de Portugal.
Abrir uma conta num banco é essencial para poder receber os seus rendimentos e também para receber valores da Segurança Social e das Finanças (em situações específicas, como auxílios do governo).
Como os bancos de Portugal são muitos, é preciso saber um pouco melhor sobre o serviço dos principais, e é isso que vamos mostrar agora.
Iremos abordar o panorama sobre:
- Como funciona bancário português;
- Os tipos mais comuns de contas no país;
- Documentos necessários para abertura de conta;
- Overview dos serviços mais procurados;
- Custos anuais com conta de serviços mínimos;
- Novos limites das comissões bancárias em Portugal;
Na sequência, montamos uma lista com os principais bancos de Portugal, físicos e digitais, com os produtos e serviços que eles oferecem, e uma outra lista com os demais bancos, caso queira pesquisar também.
Como é o sistema bancário português?
Tal como em qualquer banco, desloca-se até à agência (no caso dos bancos físicos) e lá será atendido por alguém que vai irá explicar as opções de conta, fazendo a sugestão da conta ideal de acordo com os seus rendimentos e seu estilo de vida.
Nos bancos de Portugal existem os serviços mínimos, que são essenciais para qualquer cliente e com custo reduzido: a abertura de uma conta de depósito à ordem – a conta de serviços mínimos bancários – e a disponibilização do respetivo cartão de débito.
Esse é o mínimo que você terá dos serviços bancários portugueses, que é o que todo mundo precisa: abrir uma conta para receber seu salário, fazer pagamentos e transferências e usar o cartão básico para pagar qualquer tipo de compra em débito.
Tipos de contas mais comuns nos bancos de Portugal
Conta de serviços mínimos – é o tipo de conta que tem em todos os bancos de Portugal para pessoas físicas. Pode realizar operações financeiras simples e básicas, como receber salário, pagar contas, fazer transferências bancárias e usar o cartão de débito para sacar dinheiro em caixas eletrônicos. As tarifas de manutenção são baixas e alguns bancos nem cobram.
Conta à ordem – é um nível superior de conta, que já permite o uso de cartão de crédito, cheques e opções de empréstimo. É semelhante à conta corrente nos bancos do Brasil. Os serviços geralmente têm tarifas e condições de uso que variam de banco para banco.
Conta poupança – pode depositar seu dinheiro com a intenção de que ele renda, no entanto, como na Europa a taxa de juros é muito baixa, pode não valer a pena.
Conta investimento – é para quem deseja fazer o dinheiro render, você pode aplicar em fundos, ações e títulos.
Atualmente, existem 29 bancos registados em Portugal.
Os cinco maiores bancos representam 80% do total dos ativos e os sete maiores até 88% do total dos ativos de todo o setor bancário português.

- Caixa Geral de Depósitos (CGD)
A Caixa Geral de Depósitos é o maior banco em Portugal e também uma das instituições financeiras mais antigas do país. É de propriedade estatal e tem uma vasta rede de agências em Portugal e presença internacional significativa.
- Millennium BPC – Banco Comercial Português
O Millennium BCP é outro gigante bancário em Portugal, com uma forte presença no setor financeiro e uma ampla gama de serviços bancários, incluindo varejo, corporativo e de investimentos.
- Novo Banco
O Novo Banco é uma instituição bancária resultante da cisão do Banco Espírito Santo (BES). Embora seja uma entidade relativamente nova no cenário bancário português, ganhou destaque por sua presença e operações.
- Santander Totta
O Banco Santander Totta é uma subsidiária do Grupo Santander e tem uma presença notável em Portugal. Oferece uma variedade de produtos e serviços financeiros para clientes individuais e corporativos.
- Banco BPI (Banco Português de Investimento)
O BPI é um banco de renome em Portugal, oferecendo uma ampla gama de serviços bancários, incluindo soluções de varejo, private banking, e serviços para empresas e instituições.
- Crédito Agrícola
O Crédito Agrícola é uma cooperativa de crédito e um dos maiores grupos bancários de Portugal. Possui uma vasta rede de agências, principalmente em áreas rurais e agrícolas.
- Montepio Geral – Caixa Económica
O Montepio Geral é uma instituição financeira com forte presença em Portugal. Além dos serviços bancários tradicionais, também atua como uma associação mutualista.
- Bankinter
O Bankinter é uma instituição financeira internacional com operações em Portugal. Oferece uma gama diversificada de serviços bancários e produtos de investimento.
Esses são alguns dos maiores bancos em Portugal, cada um com seu próprio papel e importância no cenário financeiro do país.
É sempre recomendável fazer uma pesquisa detalhada sobre as opções disponíveis antes de escolher o banco que melhor atenda às suas necessidades.