Fátima e a influência do catolicismo em Portugal

A devoção a Nossa Sª de Fátima está tradicionalmente ligada à piedade popular dos portugueses, às invocações místicas da fundação e da restauração, às conquistas, aos mártires e cavaleiros que fizeram a Nação.

Fátima surge neste percurso mítico, mas é também a história de cada um dos milhões de pessoas que ali se deslocam há mais de 90 anos. Transformou-se numa plataforma nacional e identitária – é ver a forma como a devoção permanece na diáspora portuguesa. 

O mistério maior, que não é segredo, reside nas motivações de cada peregrino. Vivem, morrem ou permanecem na memória que transita de geração em geração. Como inadvertida obrigação, milhões de pessoas cumprem todos os anos os caminhos de Fátima no itinerário cultural e religioso português. A maioria, entre excursões turísticas e visitantes ocasionais, uns mais devotos que outros ou apenas curiosos, não vem nos meses das tradicionais enchentes de maio, agosto e outubro. 

Venha conhecer a história.

As Aparições de Fátima

Em 1917, três crianças, Lúcia dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto, afirmaram ter testemunhado aparições da Virgem Maria na Cova da Iria, perto de Fátima, durante vários meses consecutivos. As aparições ocorreram em seis ocasiões, geralmente no dia 13 de cada mês, de maio a outubro de 1917.

Primeira aparição de Nossa Senhora

Local: Cova da Iria
Data: 13 de maio de 1917

– Não tenhais medo! Eu não vos faço mal!

– De onde é Vossemecê? – lhe perguntei.

– Sou do Céu.

– E que é que Vossemecê me quer?

– Vim para vos pedir que venhais aqui, seis meses seguidos, no dia 13 a esta mesma hora. Depois direi quem sou e o que quero. Depois voltarei ainda aqui uma sétima vez.

[– Vossemecê sabe-me dizer se a guerra ainda dura muito tempo ou se acaba breve?

– Não te posso dizer ainda enquanto não te disser também o que quero.]

– E eu também vou para o Céu?

[…]

– Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em acto de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores?

– Sim, queremos!

– Ides, pois, ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto. – Foi ao pronunciar estas últimas palavras que abriu pela primeira vez as mãos, comunicando-nos uma luz tão intensa, como que reflexo que delas expedia, que penetrando-nos no peito e no mais íntimo da alma, fazendo-nos ver a nós mesmos em Deus, que era essa luz, mais claramente que nos vemos no melhor dos espelhos. Então por um impulso íntimo também comunicado, caímos de joelhos e repetíamos intimamente:

– Ó Santíssima Trindade, eu vos adoro. Meu Deus, meu Deus, eu Vos amo no Santíssimo Sacramento. – Passados os primeiros momentos, Nossa Senhora acrescentou:

– Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra.»

Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 172-173 (IV Memória); a secção entre parênteses retos pertence ao interrogatório do pároco aos videntes, em 27 de maio de 1917, em Documentação Crítica de Fátima, vol. I. Fátima: Santuário de Fátima, 1992, p. 9.

Testemunhos

A mensagem transmitida durante essas aparições incluía apelos à oração, ao arrependimento, à penitência e à devoção ao Sagrado Coração de Maria. 

A Virgem Maria também teria revelado visões do inferno, pedindo a consagração da Rússia ao seu Imaculado Coração e profetizando a paz para o mundo se as suas mensagens fossem seguidas.

Impacto na Fé e na Sociedade

As aparições de Fátima tiveram um impacto profundo na fé e na espiritualidade não apenas em Portugal, mas em todo o mundo católico. Fátima tornou-se um importante centro de peregrinação, atraindo milhões de fiéis anualmente, especialmente em datas significativas, como o 13 de maio e o 13 de outubro.

A devoção a Nossa Senhora de Fátima e a celebração do Santuário de Fátima, que foi construído para honrar as aparições, são marcos essenciais para a fé dos católicos. Peregrinos de diferentes países vêm a Fátima em busca de cura, perdão, orientação espiritual e fortalecimento da fé.

O Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima é o coração espiritual da cidade e é composto por várias estruturas, incluindo a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a Basílica da Santíssima Trindade e a Capelinha das Aparições, construída no local onde a Virgem Maria teria aparecido às crianças. 

É um local de oração, devoção e contemplação para os fiéis, bem como de eventos religiosos e celebrações litúrgicas.

Peregrinação a Fátima

A peregrinação a Fátima é uma prática comum para católicos que desejam expressar sua fé, penitência e devoção a Nossa Senhora de Fátima. Durante a peregrinação, os fiéis caminham até o Santuário, muitas vezes percorrendo longas distâncias, como forma de oração e sacrifício.

A peregrinação a Fátima é uma experiência espiritual profunda, onde os peregrinos buscam consolo, cura e renovação da fé. É um momento de reflexão, oração e união com outros crentes, fortalecendo os laços de comunidade e compartilhando a espiritualidade católica.

Em resumo, Fátima é um local que representa a forte influência do catolicismo em Portugal, com sua história ligada a eventos de grande importância espiritual. O Santuário de Fátima e a peregrinação associada têm um significado profundo na fé dos católicos e são expressões tangíveis da espiritualidade que continua a tocar a vida de muitas pessoas ao redor do mundo.

Share