Festas, festivais e eventos culturais em Portugal

Procura umas férias um pouco mais tradicionais? Então porque não visitar uma localidade em festa? Portugal acolhe no seu calendário uma boa quantidade de dias festivos durante todo o ano.

Para o ajudar a encontrar o local ideal para as suas férias, compilamos abaixo um calendário com algumas das Festas e Festivais de Portugal. Experiencie aquilo que Portugal tem de melhor para oferecer.

Descubra as festas e celebrações tradicionais de Portugal, como o Carnaval, as Festas de São João no Porto, as festas dos Santos Populares (Santo António, São Pedro e São João), e as festividades em diferentes regiões.

Calendário de Festas Tradicionais Portuguesas

Fevereiro

  • Carnaval: O carnaval celebrado em Portugal tem grande relevância ao longo de todo o território sendo as maiores celebrações em Loulé, Ovar, Torres Vedras, Viana do Castelo e na ilha da Madeira.
  • Festival Internacional do Chocolate (14-28 Fev.): Realizado no município de Óbidos, na estremadura, um festival dedicado ao chocolate, cacau e aos artistas que se dedicam a trabalhá-lo.
  • Fantasporto (final de Fevereiro): Festival internacional de cinema de fantasia, terror e filmes alternativos, exibido na cidade do Porto.

Março – Abril

  • Semana Santa: Durante esta semana decorrem por todo o país inúmeras manifestações que compreendem a celebração da Páscoa. Destacam-se as festividades na cidade de Braga.
  • Ovibeja (último fim-de-semana de abril): Esta é uma feira dedicada à agricultura e ganadaria. Destaca-se ainda a presença de vários artistas e diferentes atuações, assim como artesanato e bancas de comida tradicional.

Maio

  • Feira das Cantarinhas (2-4 Maio): Esta é uma importante feira de artesanato no extremo norte do país, em Bragança, Trás-os-Montes.
  • Queima das Fitas (primeira semana de Maio): Esta é uma semana dedicada à vida acadêmica universitária. A mais conhecida queima das fitas realiza-se em Coimbra com procissões diárias de carros alegóricos, missas, concertos e muitas outras atividades. A queima das fitas repete-se por todo o território sendo ainda relevantes as de Lisboa, Porto, Braga, Setúbal e Faro.
  • Festa das Cruzes (primeira semana de Maio): Esta é uma festividade que se realiza em Barcelos. Uma festa de bandeiras, flores e concertos ao ar livre.
  • Festa do Mar (primeiro fim-de-semana de Maio): Procissão marítima em barcos coloridos ornamentados de flores e adereços em homenagem aos santos padroeiros dos pescadores, no porto da Nazaré, Estremadura.
  • Peregrinação a Fátima (12-13 de Maio): Centenas de milhares de pessoas visitam Fátima para comemorar a aparição da Virgem em 1917. Esta mesma procissão é repetida a 12-13 de Outubro.
  • Feira do Alvarinho (final de Maio): Esta é uma feira de cinco dias em homenagem ao saboroso Vinho de Monção. Esta feira além de provas de vinho e gastronómicas conta ainda com música, concertos, danças folclóricas, e muito mais.

Junho

  • Festa do Fado: Este festival realiza-se no Castelo de São Jorge em Lisboa. Durante o mês de Junho poderá ouvir o melhor do fado português, gratuitamente, a cada quinta-feira e domingo nos elétricos típicos.
  • Festa do Corpo de Deus: Esta festividade realiza-se em Monção, no Minho, e contempla procissões religiosas e uma feira medieval.
  • Festas de Santo António (12-13 Junho): Esta animada festa popular realiza-se em Lisboa, no bairro de Alfama, nesta noite pode encontrar mais de 50 pequenos arraiais pela cidade com muita música, dança, vinho e sardinhas.
  • Festas de São João (23-30 Junho): Esta é a festa popular das cidades de Porto, Braga, Évora e Vila do Conde, onde além de muita sardinha todos os populares batem na cabeça uns dos outros com um martelo de plástico.
  • Feira Nacional da Agricultura (final de Junho): Esta é uma feira anual que se realiza no concelho de Santarém. Incorpora corridas de cavalos, corridas de touros e muitos eventos para crianças.

Julho

  • Mercado Medieval: Coloca a tua armadura e dirige-te para as muralhas de Óbidos na Estremadura, onde todos os tipos de tradições e costumes medievais são recriados numa das maiores feiras medievais em Portugal.

Agosto

  • Festas de Cidade e Gualterianas (primeiro fim-de-semana): Feira gratuita na cidade de Guimarães, Minho, comanças folclóricas, concertos de rock, corridas de touros, fogo de artifício e concursos.
  • Festival do Marisco (meio de Agosto): Este festival de marisco realiza-se todos os anos em Olhão, no Algarve. Alguns dos pratos mais típicos são a caldeirada, a cataplana , acompanhados de muita música.
  • Feira de São Mateus: Uma das maiores feiras nacionais com muita música, comida típica e fogo de artifício, em Viseu.

Setembro

  • Nossa Senhora da Nazaré (8 Setembro): Este é um dos maiores festivais religiosos do país que inclui danças folclóricas, corridas de touros e procissões.

Novembro

  • Feira de São Martinho (primeira quinzena de Novembro): No coração da capital do cavalo, Golegã, Ribatejo, ocorrem importantes concursos equestres, festas noturnas, corridas de touros acompanhados da boa castanha e água-pé.

Dezembro

  • Véspera de Ano Novo (31 Dezembro): O ano novo é sempre bem recebido por todo o país sendo o fogo de artifício na ilha da Madeira o mais celebrado. No continente, são inúmeros os locais onde pode festejar a passagem de ano – conheça as nossas sugestões.

Festivais em Portugal

Mais do que ver concertos, os festivais tornaram-se também uma “experiência” e um destino de férias. Todos os fins de semana há festivais, para todas as pessoas – para as que gostam mais de pop ou mais de indie, de rock, heavy metal, jazz, música portuguesa ou até música clássica. Os festivais entraram definitivamente nos hábitos culturais dos portugueses. Só no Rock in Rio, no Nos Alive e no Nos Primavera estiveram este ano 600 mil pessoas.

Para os apaixonados pela música, deixamos aqui uma lista dos festivais de música mais procurados em Portugal, todos os anos.
Curiosidade: 70% dos festivais portugueses realizam-se no verão!

No ano de 2019 – último ano antes da pandemia em que a atividade económica e cultural não esteve sujeita a restrições – realizaram-se 287 festivais de música em Portugal – um decréscimo em relação ao ano anterior, quando se tinham realizado 311, contrariando a tendência de aumento dos últimos anos, segundo a Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aporfest).

Junho é o mês que marca o início dos festivais de verão, e mesmo sendo um mês com poucos eventos em Portugal, não faltarão opções diversificadas para os amantes da música.

Um festival imperdível é o aguardado NOS Primavera Sound, que acontecerá no encantador Parque da Cidade, na bela cidade do Porto. Além disso, um outro festival que atrai uma legião de fãs é o Afro Nation, realizado na deslumbrante Praia da Rocha.

Sumol Summer Fest (Costa da Caparica)

É um festival realizado na zona da Costa da Caparica. O cartaz conta com bandas de Hip-Hop e Rap, tendo como público alvo as camadas mais jovens do país. Este festival conta com o benefício de ser realizado junto à praia.

Afro Nation (Praia da Rocha)

É um festival realizado em Portimão. O género de música é Afrobeats, hip-hop, R&B, dancehall, amapiano, Afrohouse, entre outros. Este festival de verão vai receber alguns dos maiores artistas do mundo.

NOS Primavera Sound (Parque da cidade do Porto)

É realizado em várias cidades do mundo, uma das suas edições é realizada no Porto. Ao longo dos anos já recebeu artistas como Nick Cave and The Bad Seends, Lorde, Tame Impala, Gorillaz, Blur, Rosalia, Kendrick Lamar, entre outros tantos nomes sonantes.

O mês mais completo com festivais de verão é Julho, Portugal vai receber os melhores festivais neste mês.

Podes contar com o Nos Alive e Super Rock Super Bock na zona centro do país e o Rolling Loud em Portimão.

Sem dúvida este é o mês mais completo no que toca em estilos de música ao vivo.

Nos Alive (Passeio Marítimo de Algés)

Desde 2007 que o NOS Alive se afirma como um dos melhores festivais da Europa, sendo um dos festivais em Portugal com maior reputação. Ao longo dos últimos anos tem recebido nomes como Metalica, Red Hot Chili Peppers, Artic Monkeys, Pearl Jam, Sam Smith, Queens of the Stone Age e muitos outros que justificam a popularidade e dimensão do evento.

Rolling Loud Portugal (Praia da Rocha)

Um dos maiores eventos de rap e hip-hop do mundo, o Rolling Loud, fez a sua estreia europeia em Portugal. O festival levou à Praia da Rocha Travis Scott, Lil Uzi Vert, Meek Mill, Asap Rocky, Future, Wiz Khalifa, entre outros.

Super Bock Super Rock (Herdade do Cabeço da Flauta)

O festival de verão Super Bock Super Rock é realizado no concelho de Sesimbra. O cartaz das ultimas edições contou com a presença de The 1975, Franz Ferdinand, Da Baby, Wu Tang Clan, The Offspring, Lana Del Rey e muitos outros nomes que fazem deste festival um dos mais procurados em Portugal.

Boom Festival (Idanha-a-Nova)

O Boom Festival é um evento de música internacional e cultura realizado no concelho de Idanha-a-Nova, que fica no distrito de Castelo Branco. O festival de verão é realizado a cada 2 anos e faz o cruzamento de várias formas de arte, música, pintura e teatro.

Agosto marca o último mês de verão com festivais de música agendados.

Neste mês de calor os festivais mais populares são o Vodafone Paredes de Coura, Meo Sudoeste e Sol da Caparica.

MEO Sudoeste (Herdade da Casa Branca)

É um festival de verão realizado no concelho de Odemira. Marcado pela música Pop, é adorado pelo público mais jovem. As maiores atrações do festival são a praia e o campismo.

Sol da Caparica (Parque Urbano da Costa da Caparica)

O festival de verão Sol da Caparica volta para mais uma edição este ano. Situado na zona da Costa da Caparica é adorado pelo público jovem. Os artistas principais são maioritariamente portugueses.

Share