O voluntariado é uma das formas mais poderosas de contribuir para a sociedade, promovendo uma mudança positiva tanto para as comunidades quanto para os voluntários.
O voluntariado é um alicerce fundamental da sociedade, traz à vida as aspirações mais nobres da humanidade, entre elas, a busca de paz, liberdade, oportunidade, segurança e justiça para todas as pessoas. E quanto mais o mundo se torna globalizado, as mudanças se tornam mais contínuas, pois as comunidades em si se tornam menores, mais interdependentes e mais complexas.
O voluntariado – seja por meio de ação individual ou em grupo – é uma maneira pela qual os valores humanos da comunidade, do cuidado e do serviço podem ser sustentados e fortalecidos. Os indivíduos podem exercer seus direitos e responsabilidades como membros de comunidades, enquanto aprendem e crescem ao longo da vida, realizando todo o seu potencial humano.
As conexões podem ser feitas através das diferenças que nos separam para que possamos viver juntos em comunidades saudáveis e sustentáveis, trabalhando juntos para fornecer soluções inovadoras para nossos desafios compartilhados e para moldar nossos destinos coletivos.
E é justamente essa declaração, que apoia o direito de toda mulher, homem e criança de se associar livremente e de se voluntariar, independentemente de sua origem cultural e étnica, religião, idade, sexo e condição física, social ou econômica. Todas as pessoas no mundo devem ter o direito de oferecer livremente seu tempo, talento e energia aos outros e às suas comunidades por meio de ações individuais e coletivas, sem expectativa de recompensa financeira.
Principais ganhos em ser voluntária ou voluntário
Existem muitos motivos e os principais são:
- Ampliar a compreensão das desigualdades existentes na sociedade
- Possibilidade de conhecer novas pessoas e realidades
- Possibilidade de obter novas oportunidades e experiências
- Desenvolver a criatividade para realizar ações em conjunto até chegar a uma solução
- Desenvolver um trabalho multidisciplinar além do que que você já está habituada ou habituado no dia a dia
- Desenvolver o autoconhecimento e novas habilidades
- Gerar mudanças positivas para a sociedade como um todo, não só para as pessoas diretamente influenciadas pelo trabalho realizado
- Desenvolver um olhar inovador para a potência da diversidade: gênero, raça/etnia, faixa etária, classe social, entre outros. A construção de um país mais acolhedor e inclusivo começa com você.
O voluntariado permite que todos os envolvidos consigam extrair o melhor de si e, deste modo, é possível deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos, tal como Robert Baden-Powell, fundador do escutismo mundial, afirmava.
- O que fazer para ser voluntário?
Em alternativa à Bolsa do Voluntariado pode também consultar a página do Conselho Nacional Para a Promoção do Voluntariado. Aqui poderá pesquisar por organizações e entidades por concelho, por tipo de Atividade, por população-alvo ou Bancos Locais de Voluntariado (BLV).
- Como ser voluntário em Portugal?
Para facilitar a procura de programas de voluntariado em Portugal, existem plataformas que juntam programas de várias entidades. Por exemplo, a Plataforma Portugal Voluntário ou o Programa Agora Nós, onde se podem inscrever pessoas com interesse em participar em ações de voluntariado e entidades que os desenvolvam.
- Onde se pode informar para fazer voluntariado em Portugal?
- Voluntariado | Eurocid – Informação europeia ao cidadão
- Banco de Voluntariado da Cidade de Lisboa – é feito no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social da Cidade de Lisboa, feito pela Câmara Municipal de Lisboa
- Bolsa do Voluntariado
- Portal Europeu da Juventude
- Voluntariado Jovem
- Quantos voluntários existem em Portugal?
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2018, 695 mil pessoas com 15 ou mais anos participaram em atividades voluntárias sem remuneração.
- Quem pode ser voluntário?
Quem pode ser voluntário? A lei define voluntário como alguém que, de forma livre, desinteressada e responsável, se compromete – de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre – a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.