Neve

Neve em Portugal: conheça os melhores sítios

A neve em Portugal pode não ser tão abundante quanto nos outros países europeus, mas saiba que é possível disfrutar de umas boas férias de inverno em família e inesquecíveis em terras lusitanas.

 

Não precisa de subir as montanhas suíças ou se aventurar pelos fiordes dos países nórdicos para desfrutar de paisagens nevadas.
Separamos os melhores destinos portugueses para que aproveite o inverno e encontre o cenário perfeito a prática de desportos radicais de inverno e muito chocolate quente! Confira.

Qual o período que neva em Portugal?

O inverno português acontece de dezembro a meados de março: será nesse período que você terá as maiores chances de ver neve em terras lusitanas.

Durante o inverno, até as partes mais baixas da Serra da Estrela ficam tomadas pela neve, mas com um pouco de sorte será possível encontrar o horizonte branquinho até o começo da primavera.

Como a Serra da Estrela é um dos pontos mais altos do país, é possível que você encontre um friozinho por lá em sua vista, mesmo durante o verão.
Ou seja: mesmo na estação mais quente do ano você provavelmente vai encontrar a água das trilhas e cachoeiras da região com temperaturas congelantes.

Qual a temperatura no inverno em Portugal?

As temperaturas do inverno português são bem mais agradáveis em comparação a outros países europeus.

Durante os meses de frio, os termômetros ficam em torno dos 8 graus, em média, a depender da região.

Essa estação é menos rigorosa em Portugal, em comparação ao o inverno em outros países da Europa, como Suíça e Noruega, onde as temperaturas raramente ultrapassam os 7 graus durante a estação mais gelada do ano.

Onde cai neve em Portugal?

Se você está em busca de um lugar branquinho e gelado, beleza natural e atrações turísticas durante o ano inteiro, não vai se dececionar na região serrana do país.

A Serra da Estrela é o principal destino com neve em Portugal, mas você pode encontrar neve em outras regiões, como as serras dos Gerês e do Montesinho. Quanto maior a altitude, maior o frio. Então a Serra da Estrela, um dos pontos mais altos de Portugal, dispara no ranking de melhor lugar para encontrar neve por lá.

Serra de Montesinho

Começamos pela Serra de Montesinho, situada perto de Bragança. Esta típica aldeia transmontana, a 1000 metros de altitude vai conquistar com a sua serenidade, com as ruas e os edifícios bem cuidados e claro através da sua oferta gastronómica também. Reserve um fim-de-semana relaxante nas suas típicas casas em granito, preparadas para acolher os seus turistas com as varandas em madeira abertas para a Serra!

Durante a estadia, aproveite os trilhos ao longo das aldeias de Montesinho, França e Portelo. Uma vez localizado no Parque Natural de Montesinho, não fique surpreendido de avistar águias, cegonhas ou até mesmo lobos ibéricos e veados!

Na aldeia, para além de poder visitar o Museu Interpretativo de Montesinho, instalado numa das suas típicas casas e a Igreja, não vá embora sem provar os pratos típicos regionais que contam com o famoso cabrito de Montesinho, ovos doces, bolo de mel, súplicas e as rosquinhas. Para ajudar a manter a temperatura do corpo quente, prove e desfrute do vinho e da aguardente produzidos localmente!

Serra do Geres

Serra do Gerês

A A 202 leva-nos até Soajo, localizada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. A vila de Soajo é uma povoação milenar, situada numa zona montanhosa de grande beleza, predominantemente rural. A vila é caracterizada pelas suas ruas pavimentadas com lajes de granito e as casas construídas com blocos de pedra, onde a paz de espírito impera e o tempo parece ter parado, rodeada por uma natureza quase imaculada.

A Serra do Gerês estende-se desde a zona alto do Minho até às terras Transmontanas, onde no Verão oferece os melhores banhos nas suas cascatas e e vistas incríveis sobre as paisagens solarengas. Pois no Inverno, a beleza das vistas pintadas a branco não ficam nada atrás! Para além de todas as atividades de Inverno que pode realizar aqui com amigos e familiares.

Uma parte do concelho de Montalegre está inserido no protegido Parque Nacional da Peneda-Gerês. Um pouco por toda a região encontram-se vestígios arqueológicos que mostram uma presença humana já desde tempos pré-históricos. No local onde se encontra a vila de Montalegre, é provável que tenha existido um povo pré-histórico que, mais tarde, teria dado lugar a uma aldeia de vocação agro-pastoril.

Nesta zona não pode deixar de dar um passeio a cavalo pelos trilhos na natureza assim como provar as iguarias com influência minhota e transmontana.

Serra do Marão

Situada a 1400 metros de altitude, entre Amarante, Régua e Vila Real, a Serra do Marão é palco principal anual da neve. Quando a neve cai em força, os acessos e estradas principais encerram e o convite para brincadeiras na neve é mais do que óbvio para alguns locais. Na EN101, o desvio para o miradouro da Nossa Senhora do Marão é a garantia de uma vista memorável.

A 25km de distância de Vila Real, uma passagem por esta cidade é obrigatório. Vila Real é conhecida pela sua Universidade, que todos os anos acolhe novos alunos das mais diferentes áreas mas com destaque para as ciências agrárias, uma vez que a zona vive dessa indústria. Não deixe de provar os típicos assados da zona e também os famosos enchidos, desde o presunto às alheiras e queijos. A Bola de Carne da região é um petisco que não pode perder!

Serra da Estrela

Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal Continental a 1993 metros de altitude é o protagonista no que diz respeito às paisagens brancas e atividades na neve, desde brincadeiras e esculturas aos desportos radicais como o esqui ou o snowboard!

São várias as cidades e aldeias alojadas por aqui perto, desde Covilhã, Guarda, Seia, Manteigas… Todas elas têm em comum as baixas temperaturas que se fazem sentir quando chega o Inverno e a chuva. A Covilhã, a 700 metros de altitude, é o centro urbano mais importante da zona da Serra da Estrela. Com uma longa história e ocupação humana desde remotos tempos, a Covilhã tem na sua indústria de lanifícios uma das suas principais referências. Vários são os pontos de interesse desta dinâmica cidade e seus arredores, com um centro histórico agradável, com locais como a antiga Judiaria, com as suas ruas estreitas e janelas manuelinas, a Capela de São Martinho, a Capela de Santa Cruz ou o Museu dos Lanifícios. Parques, jardins, casas senhoriais, e muitas Igrejas demonstrando o fervor religioso da região, são agradáveis e interessantes legados patrimoniais desta zona.

Com uma presença humana desde tempos imemoriais, povoada pelos mais remotos povos, a cidade da Guarda, sede de concelho e distrito, é, no alto dos seus 1056 metros, a mais alta cidade de Portugal, situada numa das encostas da Serra da Estrela. Vários pontos de interesse existem tanto na Guarda como nos seus arredores, do qual o exemplo mais marcante é a sua Sé Catedral, existindo tantos outros pontos de interesse como o Jardim José Lemos, o antigo Rossio medieval onde se realizavam as feiras, o Convento de São Francisco, a Torre dos Ferreiros e a de Menagem do antigo castelo e a Igreja de São Vicente.

A Gastronomia beirã é um dos marcos importantes da região, com uma boa oferta de restauração na zona, onde se dá destaque ao Caldo de Grão, ao Bacalhau à Lagareiro, ao Cabrito Assado e ao incontornável Arroz Doce.

Serra da Estrela

Serra de S. Mamede

A Vila do Marvão tem uma localização estratégica, por se encontrar no ponto mais alto da Serra de São Mamede, com difíceis acessos, que serviram como proteção natural e tão próxima da fronteira, fez com que fosse um bastião defensivo Português durante séculos, travando-se aqui diversas batalhas e lutas políticas. Ao visitar Marvão tem-se a certeza de se visitar a própria história, que corre nestas ruas estreitas de arquitetura alentejana, heranças góticas, manuelinas e testemunhos medievais de outros tempos e mesteres, marcados no típico granito local.

Localizada bem às portas do Parque Natural da Serra de São Mamede, do alto de Marvão tem-se vistas surpreendentes sobre toda a envolvente área, destacando-se pontos como a Torre de Menagem ou a Pousada de Santa Maria, de onde se conseguem panoramas fantásticos. Num ambiente de paz de espírito e tranquilidade, rodeada por muralhas do século XIII e do século XVII, Marvão ergue-se bem alta esta histórica vila de ruas sinuosas e branco casario, mostrando que o tempo não é tão rápido e veloz como tantas vezes parece.

Share