Caminhamos a passos largos para o fim de mais um ano e a entrada num novo. Damos-lhe algumas sugestões de como passar uma passagem de ano memorável em Portugal.
Geralmente a noite de passagem de ano inicia-se com um jantar com familiares e amigos, com comidas típicas e doces tradicionais desta altura do ano, enquanto se espera até à meia-noite. A entrada no novo ano é brindada com espumante, em cima de uma cadeira com dinheiro e um ramo de louro na mão.
Nas aldeias, antes das doze badaladas as pessoas costumam ir percorrer a localidade batendo com tachos e panelas, para mandar embora o ano velho e o mau olhado. Após o bater das doze badaladas todos se cumprimentam, assistem aos fogos de artificio e dançam muito.
Uma das principais curiosidades acerca da Passagem de Ano em Portugal é a superstição de usar roupa interior azul, para trazer sorte para o novo ano que se aproxima.
Outra das curiosidades sobre a nossa passagem de ano é o comer das 12 passas de uva ao som das doze badaladas, pedindo um desejo por cada passa comida, para os próximos doze meses do ano.
Passagem de ano novo em Lisboa
Quer passar o seu Réveillon na capital portuguesa? Vários são os locais espalhados pela cidade onde poderá comemorar a entrada no novo ano.
Contudo, o local mais concorrido nesta noite do ano é sem dúvida o Terreiro do Paço, com vários concertos ao vivo, de alguns dos maiores nomes do meio artístico em Portugal. Bem como um magnífico fogo de artificio a partir do Rio Tejo.
O melhor? O acesso é gratuito.
Mas se prefere fugir às aglomerações que ocorrem nesta noite na Praça do Comércio, então pode optar por assistir aos fogos ou do Cais do Sodré ou ainda de locais mais elevados como o Parque Eduardo VII ou ainda do Jardim Amália Rodrigues.
Por outro lado se deseja algo um pouco diferente e mais tradicional da capital portuguesa, pode sempre optar por passar o seu Réveillon numa Casa de Fados.
O Fado, declarado Património da Humanidade pela UNESCO, é uma das principais atrações de Lisboa. Assim, nada poderá ser mais incrível do que fazer as comemorações da passagem de ano numa casa de fados, das inúmeras espalhadas por Lisboa.
Passagem de ano Novo em Coimbra
A Passagem de Ano em Coimbra é uma das maiores festas da zona centro de Portugal. Geralmente, existem quatro palcos espalhados pela cidade onde ao longo da noite vão decorrendo vários concertos de diferentes géneros musicais.
Assim, só tem que escolher aquele que mais se adequa aos seus gostos e se divertir. Todos os espetáculos são de acesso livre. O bater das doze badalas é comemorado com um belo fogo de artifício às margens do Rio Mondego.
Passagem de ano novo no Porto
Apesar de o Réveillon não ser a festa mais famosa e maior da cidade Invita, vale muito a pena vir celebrar a entrada no novo ano aqui. Mais que não seja para ver o bonito espetáculo de fogo de artifício sobre o Rio Douro.
Mas a verdade é que existem inúmeras opções do que fazer na noite de final de ano. Talvez a mais famosa e badalada seja a que ocorre na principal Avenida da cidade, a Avenida dos Aliados. Aqui ocorrem inúmeros concertos com algumas das bandas mais famosas de Portugal.
Mas se prefere passar o seu Réveillon num bar junto dos seus amigos, aconselhamos a deslocar-se para a baixa da cidade, onde estão aglomerados alguns dos mais famosos bares da Invicta.
Cruzeiro no Douro – Réveillon em Portugal
Agora se estiver disposto a gastar um pouco mais e viver uma experiência diferente, aconselhamos a fazer um cruzeiro pelo Douro. Existem várias opções, com ou sem jantar, bar aberto com Dj’s, alojamento a bordo, entre outros. Ou seja, qualquer que seja o seu desejo poderá encontrar a melhor opção. Geralmente, às doze badaladas o cruzeiro faz uma pausa para que possam apreciar o belo show de fogos sobre o Rio Douro.
Passagem de ano novo na Madeira
A época do Réveillon é uma época de muitas festividades na Ilha da Madeira. Como tal, opções é que não lhe faltarão se decidir ir passar as festas de fim-de-ano neste paraíso, com a ilha a encher-se para uma das festas de réveillon mais bonitas do mundo.
Assim, prepare-se para um dos mais impressionantes e famosos fogos de artifício do Mundo, na cidade do Funchal, que em 2006 entrou para o Livro do Guiness como o maior espetáculo de fogos do mundo.
Desde as animadas festas nas cidades até as celebrações mais intimistas nas vilas e aldeias, Portugal oferece uma diversidade de opções para receber o ano novo.
As tradições, como o espetacular espetáculo de fogos de artifício sobre o rio Tejo, em Lisboa, e o mergulho no Atlântico no primeiro dia do ano, demonstram a ligação do povo português com o mar e com as energias revitalizantes que o novo ano representa.
Além disso, a culinária desempenha um papel fundamental nessas festividades, com pratos tradicionais preparados para atrair prosperidade, saúde e sorte. A partilha de uma refeição especial com entes queridos é um símbolo de união e amor, criando memórias duradouras que marcam o início de um novo ciclo.
Em suma, a virada do ano em Portugal é uma celebração vibrante e calorosa que encapsula a essência da cultura lusa, onde tradição e modernidade se entrelaçam em um momento de festa, reflexão e esperança para o futuro. É um momento em que o país brilha com luz própria, acolhendo o novo ano com entusiasmo e determinação para enfrentar o que está por vir.