Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, é uma figura impar no panorama Politico nacional e internacional.
Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, é uma figura de destaque na política portuguesa, cujo percurso abrange não apenas uma longa e bem-sucedida carreira política, mas também uma influência significativa no campo acadêmico e nos media.
Nascido em 12 de dezembro de 1948, em Lisboa, Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa é um político e professor português, mais mais importante que isso, é figura proeminente na política portuguesa, sendo o Presidente da República de Portugal desde 9 de março de 2016 até ao momento.
É oriundo de Celorico de Basto, no distrito de Braga, onde tem raízes familiares. Destacou-se no Liceu Pedro Nunes, tendo recebido aos 15 e 16 anos o Prémio D. Dinis, atribuído aos melhores alunos do país.
Desde jovem Marcelo Rebelo de Sousa foi dirigente associativo, nomeadamente nas formações de jovens da Ação Católica Portuguesa (Juventude Escolar Católica e Juventude Universitária Católica). Ainda hoje é membro de um sem número de instituições particulares de solidariedade social.
Marcelo Rebelo de Sousa aderiu ao Partido Social Democrata após a sua fundação, em maio de 1974, tendo sido o primeiro presidente eleito da Comissão Política Distrital de Lisboa (1975-1977) deste partido.
Marcelo Rebelo de Sousa licenciou-se em Direito (1971) e doutorou-se em Ciências Jurídico-Políticas (1984), com uma tese intitulada Os Partidos Políticos no Direito Constitucional Português, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Dedicou sempre a sua vida profissional ao ensino, ao jornalismo e ao comentário político. A sua habilidade eloquente e seu profundo entendimento do cenário político levaram-no a ser um dos comentadores políticos mais respeitados e admirados em Portugal.
No âmbito da sua carreira como professor, ascendeu em 1990 a professor catedrático do Grupo de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Também foi professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e professor catedrático convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas daquela universidade – pertencendo, ainda hoje, à Sociedade Científica – tendo sido ainda professor catedrático convidado da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.
Enquanto jornalista Marcelo Rebelo de Sousa esteve, desde a sua fundação (1973), ligado ao semanário Expresso. Foi jornalista deste semanário, como também acionista minoritário da Sojornal, a sua editora.
A partir dos anos 90, Marcelo Rebelo de Sousa ganha notoriedade no comentário político, primeiro na TSF, com Exame (1993-1996), depois na televisão, colaborando aos domingos à noite, no Jornal Nacional, da TVI, a partir de 2000.
A 9 de outubro de 2015 anuncia na terra dos avós paternos, Celorico de Basto, no distrito de Braga, a sua candidatura às eleições presidenciais portuguesas de 2016.A 28 de dezembro de 2015 foi inaugurada a sede de campanha, situada em Belém, Lisboa, e apresenta como mandatária nacional da candidatura a jovem cientista Maria Pereira.
Marcelo afirmou que não existiriam cartazes na sua campanha eleitoral, e de resto, a mesma não foi muito intensa, embora se encontrasse com larga vantagem sobre os outros candidatos presidenciais, segundo as sondagens. Isto deveu-se provavelmente ao facto de o candidato Marcelo Rebelo de Sousa ter sido comentador político nos últimos anos, tendo adquirido influência e fama, o que lhe permitiu dispensar uma campanha eleitoral intensa.
Foi eleito presidente à primeira volta em 24 de janeiro de 2016 com 52% dos votos, derrotando, entre outros candidatos, António Sampaio da Nóvoa, Maria de Belém Roseira, Marisa Matias e Vitorino Silva.
Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse como Presidente da República perante o Parlamento a 9 de março de 2016. A primeira viagem oficial ao estrangeiro enquanto Presidente foi ao Vaticano, a 17 de março, onde foi recebido pelo Papa Francisco. No mesmo dia deslocou-se ainda a Espanha onde jantou com o rei Filipe VI. Discursou, a 13 de abril, no Parlamento Europeu em Estrasburgo.
Deslocou-se entretanto a Moçambique, a Itália, à Alemanha e a Marrocos. Celebrou, juntamente com o primeiro-ministro António Costa, o Dia de Portugal em Paris, junto da comunidade portuguesa lá residente. No verão de 2016, assistiu a três jogos da seleção nacional no Campeonato Europeu de Futebol de 2016, em França, e visitou o Brasil por ocasião dos Jogos Olímpicos.
Ao longo de sua trajetória política, Marcelo Rebelo de Sousa ocupou diversos cargos importantes, incluindo Ministro dos Assuntos Parlamentares, Ministro da Presidência e Ministro da Defesa Nacional. A sua capacidade de diálogo e habilidade para promover a estabilidade política e a cooperação entre diferentes forças partidárias foram elementos essenciais em sua carreira política.
No cenário internacional, Marcelo Rebelo de Sousa tem representado Portugal de forma eficaz, promovendo relações bilaterais e participando ativamente em questões globais. O seu percurso continua a ser marcado por um compromisso duradouro com o serviço público, uma paixão pela política e uma dedicação ao bem-estar de seu país e de seus cidadãos.