Norte, Centro ou Sul - Como encontrar o melhor sítio para viver em Portugal?

Norte, Centro ou Sul – Como encontrar o melhor sítio para viver em Portugal?

Como encontrar o melhor sítio para viver em Portugal? Essa é uma daquelas perguntas em que não conseguimos dar uma resposta exata. Isso porque existem muitos fatores que fazem uma pessoa considerar uma cidade boa para se morar, incluindo o seu objetivo e estilo de vida.

Portugal é um país de 10,3 milhões de habitantes, considerada a porta de entrada da Europa, sendo o país mais ocidental do continente europeu. O país é dividido entre a Área Metropolitana de Lisboa, o Algarve, o Alentejo, Centro e Norte.

Assim como existem pessoas que gostam da vida na capital por causa da rotina mais frenética, vida noturna agitada e outros fatores, existem as pessoas que querem estar bem longe dessa agitação, prezam por uma vida mais tranquila no interior e um custo de vida mais baixo.

O que é facto é que, ao morar em Portugal, irá desfrutar de uma boa qualidade de vida, seja nas grandes ou pequenas cidades.

Morar no Sul, no Centro ou Norte de Portugal?

A região Sul de Portugal é onde fica o Algarve e o Alentejo, são as regiões mais quentes do país europeu e onde há mais dias de sol radiante.

Já o norte de Portugal tem estações do ano mais rigorosas e chuvosas. Além disso, nas Terras Altas (zonas montanhosas) há neve em período de inverno.  As principais regiões com neve em Portugal são na Serra da Estrela (região Centro), com estação de ski e muitos hotéis, pousadas e restaurantes para receber os turistas. Na Serra da Estrela está a maior cordilheira de Portugal continental.

Litoral ou interior?

A grande maioria da lista das melhores cidades para morar em Portugal estão no litoral do país, que é bastante extenso. Mas duas cidades que não são litorais e estão sempre na lista das melhores cidades para viver em Portugal são Viseu e Leiria. As duas cidades da região centro oferecem bastante qualidade de vida e infraestruturas de qualidade para os seus moradores.

Mas como se escolhe um sítio para viver? O primeiro fator que deve analisar é qual o motivo que o leva a trocar o seu país por Portugal: estudo, trabalho, reforma e descanso ou investimento/abertura de um negócio?

Se for para estudo, deve procurar uma cidade que tenha uma universidade com o curso da sua área de interesse. Se for para trabalhar, precisa de enviar o seu currículo e encontrar um emprego na área de escolha. Quanto maior a cidade, maior a oferta.

Já se for para descansar e gozar dos dias por inteiro, pode procurar cidades alternativas, talvez mais perto do campo ou com mais espaços verdes e fugir dos grandes centros, procurar bastante sol e qualidade de vida.

Cidades portuguesas com aeroportos

Outra dica importante é: se pretende viajar bastante na Europa (ou ir com frequência ao seu país de destino), deve optar por cidades próximas de um aeroporto internacional, como Lisboa e Porto.

No Algarve, tem a opção do Aeroporto de Faro, mas normalmente são mais destinos europeus. Para viajar para fora do continente, Lisboa concentra a maior quantidade e variedade de voos para outros países intercontinentais.

Boa Viagem!

Share