Se está a ponderar mudar de vida e vir viver para Portugal ou se acabou de chegar ao país, abrir uma conta bancária num banco português pode tornar o seu dia a dia muito mais simples.
Geralmente, os bancos em Portugal exigem que os estrangeiros apresentem alguns documentos básicos, como passaporte válido, comprovativo da morada no país de origem, comprovativo de renda, entre outros.
Cabe destacar que é importante informar-se sobre as taxas, condições e requisitos específicos de cada banco antes de escolher uma instituição financeira.
Importa lembrar que, em conformidade com as leis portuguesas e internacionais de prevenção e proteção, os bancos podem realizar uma análise da situação financeira do solicitante antes de aprovarem a abertura de conta.
O que deve ter em conta na escolha do seu banco português
O processo para abrir uma conta bancária em Portugal é simples e rápido. Saiba o que deve ter em conta.
- A simplicidade na abertura da conta bancária;
- O montante mínimo exigido para abertura de conta;
- Os diferentes serviços oferecidos.
- Encontrar um banco com baixas comissões ou isenção em serviços que use regularmente pode ser um trunfo para as suas finanças.
Além disto, há alguns fatores que fazem a diferença no dia a dia:
- As taxas de comissão mensais;
- Os custos de manutenção dos cartões de débito ou de crédito;
- A disponibilidade e facilidade na comunicação com o seu gestor de conta;
- Serviços de assistência e outras vantagens e benefícios;
- A rapidez e os custos das transferências internacionais.
No momento de fazer a sua conta, o banco vai entregar-lhe uma ficha com todas as condições da sua conta, a FIN – Ficha de Informação Normalizada. É nesse documento que encontrará todos os custos, as características e/ou taxas de juro que existam associadas e toda a informação sobre a conta que vai abrir.
Para além da FIN, ser-lhe-ão também entregues as Condições Gerais de Abertura de Conta e o Formulário de Informação ao Depositante (FID) através do qual as instituições de crédito deverão prestar todas as informações relativas aos sistemas de garantia de que beneficiem os depósitos que recebem.
Depois de abrir a sua conta bancária, salvo indicação em contrário, vai receber os seus cartões em casa.
Os cartões de crédito e de débito são enviados por correio para a sua residência. E, uma vez aberta a conta, a maior parte dos bancos portugueses garante a possibilidade de fazer operações online de forma cómoda. Por exemplo, pagar serviços e contas, além de proceder a transferências bancárias.
Além disso, poderá ainda aceder às várias caixas Multibanco e ATM, espalhadas pelo país, para levantar dinheiro, fazer transferências ou efetuar pagamentos de contas ou serviços.
Quais são os documentos obrigatórios?
Antes de avançar para a abertura de conta, precisa de apresentar um conjunto de documentos e dados que ajudem o banco a saber mais sobre si. No geral, o seu novo banco vai pedir-lhe:
- Documento de identificação pessoal (Passaporte válido ou Cartão de Cidadão, caso seja cidadão da União Europeia);
- Número de Identificação fiscal (NIF) do seu país de residência e de Portugal (o provisório serve) e respetivo comprovativo;
- Comprovativo da morada (por exemplo, o contrato de arrendamento que apresente evidência do registo nas Finanças, a Escritura de Compra e Venda do imóvel que se está a adquirir, a fatura de eletricidade, água ou gás);
Nota: Em algumas circunstâncias, caso esteja a trabalhar no país, pode ser exigido um comprovativo da empresa onde trabalha (por exemplo, um recibo de vencimento ou um contrato de trabalho) ou, caso seja trabalhador por conta própria, a Declaração Anual de Impostos, devidamente validada pela Entidade Fiscal ou Comprovativo de Serviços Prestados;
Além destas informações, poderá também ter de apresentar uma fotografia, os seus contactos, assim como o comprovativo de outras nacionalidades que não estejam no documento de identificação.