Vantagens de Adquirir a Nacionalidade Portuguesa

Conheça os maiores benefícios de possuir nacionalidade portuguesa

A cidadania corresponde não só a um vínculo jurídico entre o cidadão e o respetivo Estado, como se traduz também, num conjunto de direitos e deveres.

A elevada qualidade de vida em diversas regiões da Europa não é novidade para ninguém. Fatores como a segurança, a saúde, o ensino de qualidade ou até os transportes públicos acessíveis, estão presentes em vários países europeus.

Portugal, por exemplo, é um dos países com a melhor qualidade de vida do Continente, sendo, inclusive, o terceiro país mais seguro do mundo, segundo o relatório do Índice de Paz Global de 2019, publicado em junho de 2019.

As principais vantagens de quem adquire a nacionalidade portuguesa, são:

  • Livre circulação: Com a nacionalidade portuguesa, pode viajar, trabalhar e residir livremente em qualquer país da União Europeia, bem como em outros países com os quais Portugal tem acordos bilaterais.


“É cidadão da União qualquer pessoa que tenha a nacionalidade de um Estado-Membro

Art. 9.º do Tratado da União Europeia e do artigo 20.º do Tratado sobre o Funcionamento da UE


A cidadania da União Europeia é complementar da cidadania nacional e não a substitui.

  • Direito político: Pode votar, fazer parte das decisões importantes do país e ainda, concorrer a cargos políticos.
  • Direitos sociais: Pode usufruir de todos os direitos sociais e económicos concedidos aos cidadãos portugueses, tal como serviço público de saúde, educação, segurança social, entre outros.
  • Flexibilidade Empresarial: A nacionalidade portuguesa pode facilitar os seus negócios e investimentos não só em Portugal, como também na União Europeia.
  • Acesso a ajudas como programas e financiamentos: Os cidadãos portugueses têm acesso a programas e financiamentos específicos destinados a apoiar a inovação, a investigação e o desenvolvimento, usufrua também.
  • Dupla cidadania: Portugal permite a dupla cidadania, o que significa que pode-se manter a cidadania de origem, permitindo o acesso a mais oportunidades e benefícios.
  • Maior oportunidades de emprego: Alguns empregadores preferem contratar cidadãos portugueses, o que aumenta as taxa de empregabilidade para quem adquire a nacionalidade portuguesa.

A nacionalidade é uma herança muito importante que os nossos antepassados nos garantiram. Ao ter o passaporte português, poderá ainda transmitir o mesmo direito aos seus filhos e netos e assim sucessivamente.

O reconhecimento da cidadania de um país é uma oportunidade para toda sua família.

De que está à espera?

Share